Universidades do exterior que aceitam a nota do ENEM
Como resultado de convênio entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e instituições européias, agora é possível usar a nota do ENEM como nota de ingresso em várias universidades européias. A maior parte das universidades só exigem o comprovante da nota do ENEM (variando somente a nota de corte entre os diferentes cursos e instituições) e comprovante de conclusão do Ensino Médio, tornando esta então uma grande oportunidade para universitários brasileiros. Algumas universidades que aceitam são:
1. Instituto Politécnico de Leiria
Para se inscrever no processo do Politécnico de Leiria, basta ter a nota do ENEM e o comprovante de conclusão do Ensino Médio. As inscrições são feitas totalmente online e possuem vagas para várias áreas de atuação diferentes. A inscrição e informações extras podem ser obtidas no site oficial do instituto. É possível também, pelo mesmo link, obter informações sobre bolsas de estudo.
2. Universidade de Lisboa
De forma similar ao processo de ingresso do Politécnico de Leiria, o aspirante basta apresentar nota do ENEM e comprovante de Ensino Médio concluído. Inscrições e informações extras podem ser obtidas neste link.
3. Universidade de Coimbra
Com foco na área de Direito, esta universidade também aceita a nota do ENEM, desde que o candidato verifique se sua nota, após conversão, atinge os limites mínimos exigidos. A inscrição, informações e critérios de ingresso podem ser obtidos no site oficial da Universidade.
4. Universidade de Oxford
Para ingresso em Oxford, a sua nota é calculada como uma média ponderada entre a nota do ENEM, proficiência em Inglês e atividades extracurriculares. É possível que, por conta do ensino médio diferente do brasileiro, que a universidade exija que o aluno preste o vestibular local. Informações extras podem ser obtidas aqui.
5. Universidade de Toronto
Com enfoque na área de saúde, a Universidade de Toronto aceita notas do ENEM como critério de ingresso desde que somadas ao certificado de conclusão do Ensino Médio e certificado de proficiência em Inglês. Mais informações aqui.
***
É sempre importante frisar que o aluno deve buscar informações extras nos sites das respectivas instituições, como verificação se estas exigem algum tipo de documentação ou etapa complementar. Estando tudo pronto, é só correr atrás e aproveitar as oportunidades!
Comentários
Postar um comentário